Já pensou?
Campanha Institucional da Vale com João Gilberto (2005/2008)
Agência Africa – Nizan Guanaes

Em junho de 2005, João Gilberto gravou um comercial de tv institucional para a Companhia Vale do Rio Doce. O anúncio foi filmado no Rio, a canção termina dizendo “o melhor do Brasil é o povo brasileiro.” No filme de um minuto e meio, João Gilberto interpreta uma canção com letra escrita pelo publicitário Nizan Guanaes, presidente da agência. O filme  só foi exibido na TV em outubro de 2008 e um ano depois reexibido. Em 2008 João realizou seu maior contrato, na celebração de seus 50 anos de carreira com o patrocínio de um banco. Ao longo desses 25 anos, além dos destaques acima, João Gilberto realizou apresentações nos EUA, na Europa e pelo Brasil. Gravou 4 discos ao vivo e 2 em estúdio, 3 campanhas nacionais de publicidade ( Brahma,  Vale e Banco Itaú).

O objetivo da Vale era fazer uma homenagem aos brasileiros, ressaltando o fato de ser uma companhia de origem local, apaixonada pelo que faz, que cresce no mundo.

Letra da música:
Já pensou se eu nascesse no frio
Já pensou se eu nascesse sem samba
Já pensou se eu nascesse sem sol
Nascesse sem bola, sem Copacabana

Já pensou se eu nascesse sem mar
Nascesse sem rio ou sem a Bahia
Já pensou se eu nascesse sem cor
Sem esse sorriso e essa alegria

Já pensou se não fosse essa graça
Não fosse essa raça o que seria
Já pensou se não fosse essa garra
E essa coragem essa energia

Já pensou se não fosse essa fé
da força que é, o que seria
Já pensou esse país inteiro
que o melhor do Brasil
É o povo Brasileiro

Biografia Nizan Guanaes (Fonte: Wikipedia)

Nizan Guanaes nasceu em 1958, em Salvador, estudou no Colégio Marista e formou-se em administração de empresas pela Universidade Federal da Bahia. Começou sua carreira como redator publicitário ainda em sua terra natal. De lá, foi para o Rio trabalhar na Artplan. Em 1985, mudou-se para São Paulo, tendo a DPZ como sua nova casa. Seguiu para a W/GGK (hojge W/McCann).

Em 1989, comprou a marca DM9, nome que até então batizava a agência nascida em Salvador, com o objetivo de transformá-la, a partir de São Paulo, em uma empresa de atuação nacional. A agência protagonizou rápido crescimento, chamando a atenção do mercado internacional e, em 1997, associou-se à DDB, tornando-se DM9DDB.

Em 2000, concluiu a venda da DM9 à rede internacional DDB Worldwide e deixou o mercado publicitário para fundar o segundo portal de internet gratuito do País, o iG, até hoje um dos maiores do País.

Em 2002, quando terminou a quarentena determinada pelo contrato de venda da DM9 à DDB, decidiu retornar a seu mercado de origem, mas, desta vez, para fundar a agência Africa e um grupo de comunicação, a exemplo de grandes multinacionais como Omnicom e WPP. Para fundar o grupo, voltou a reunir os mesmos sócios de sua primeira empreitada, João Augusto Valente e o Banco Icatu. Em 2007, outros dois sócios entrariam para o Grupo ABC: o Gávea Investimentos e Sérgio Valente (hoje presidente da DM9DDB).

Empreendedor do Ano no Prêmio Ernst & Young Brasil em 2008 e Empreendedor do Ano na Comunicação pela Revista IstoÉ em 2009, Nizan dedica boa parte do seu tempo a causas sociais, especialmente no campo da educação. É presidente da Associação Empreendedores Amigos da UNESCO e foi um dos líderes globais convidado pelo ex-presidente Bill Clinton para participar do CGI – Clinton Global Initiative.

Biografia João Gilberto (Fonte: Wikipedia)

Nascido na Bahia, na cidade de Juazeiro, Situada no norte do Estado, João ganhou um violão aos 14 anos de idade, e, desde então, jamais o largou. Na década de 1940, adorava escutar de Duke Ellington e Tommy Dorsey até Dorival Caymmi e Dalva de Oliveira. Aos 18 anos decide se mudar para Salvador com intenção de ser cantor de rádio e crooner. Em seguida, foi para o Rio de Janeiro, em 1950, e teve algum sucesso cantando no grupo Garotos da Lua. Entretanto, foi posto para fora da banda por indisciplina, passando alguns anos numa existência marginal, ainda que obcecado com a ideia de criar uma nova forma de expressar-se com o violão. Seu esforço finalmente foi recompensado e, após conhecer Tom Jobim – pianista acostumado à música clássica e também compositor, influenciado pela música norte-americana da época (principalmente o jazz) – e um grupo de estudantes universitários de classe média, também músicos, lançaram o movimento que ficou conhecido por bossa nova.

Anúncios