Documentário completo e legendado da história da marca mais famosa do mundo.

O documentário acima tem 1h45min de duração. Para quem preferir um vídeo mais curto, segue um vídeo institucional de 11min sobre a história da The Coca-Cola Company: http://www.youtube.com/watch?v=zjhN6NndziU.

Curiosidades sobre a Coca-Cola:

  • A cada dez segundos, 126 mil pessoas consomem um produto da The Coca-Cola Company.
  • O termo Coke é um apelido, uma abreviatura da pronúncia em inglês da marca Coca-Cola.
  • A Coca-Cola é a patrocinadora oficial das Olimpíadas desde 1828 e de diversas promoções nas áreas cultural, esportiva e social.
  • Em 1916 foirealizado um concurso para escolher um novo design para a garrafa da Coca-Cola. O projeto vencedor foi do projetista Raymond Louise, sua inspiração foi no formato da fruta do Cacau. A garrafa foi patenteada no estatuto de marcas dos Estados Unidos.
  • Freqüentemente é creditada à bebida a “invenção” da imagem moderna do Papai Noel como um homem idoso em roupas vermelhas e brancas, justamente as cores da Coca-Cola.
  • O Brasil ocupa a 3ª posição no ranking mundial de vendas dos produtos Coca-Cola, estando atrás apenas dos Estados Unidos e do México.
  • No Brasil o Sistema Coca-Cola detém mais de 50% do mercado total de refrigerantes.
  • Fanta Laranja é o líder de todos os refrigerantes com sabor laranja em nosso país.

A história da Coca-Cola

Em 1886, ano em que foi apresentada pela primeira vez ao público, na Jacob’s Pharmacy em Atlanta, nos Estados Unidos, a Coca-Cola conquistou a preferência do consumidor e inaugurou a trajetória de um grande sucesso mundial.

Hoje, a Coca-Cola Company está presente em mais de 200 países e responde por mais de 400 marcas de bebidas não-alcoólicas, entre estas, quatro das cinco marcas mais consumidas no planeta: Coca-Cola, Coca-Cola light, Fanta e Sprite.

Esta é uma história de mais de 100 anos de sucesso. Tudo começou em maio de 1886, quando o farmacêutico John Styth Pemberton produziu, pela primeira vez, numa panela de cobre, no quintal de sua casa, em Atlanta, na pequena Geórgia, Estados Unidos, um concentrado para a fabricação daquele que viria a ser o mais conhecido refrigerante de todo o mundo. O Dr. Pemberton desceu a rua e entregou na Jacob’s Pharmacy a matéria-prima que, misturada à água carbonatada, foi vendida no balcão a 5 centavos de dólar.

Frank M. Robinson, sócio e contador da firma do Dr. Pemberton, sugeriu o nome para o produto e desenhou a palavra Coca-Cola, na caligrafia de letras ondulantes que é famosa até hoje. Em 1886, as vendas de Coca-Cola não passaram de 13 copos diários e a produção anual do concentrado de 25 galões. Nesse primeiro ano, o Dr. Pemberton faturou US$ 50 em vendas e gastou US$ 73,96 em propaganda.

O concentrado era embalado em pequenos barris de madeira pintados de vermelho, o que tornou o vermelho a cor que identifica a Coca-Cola.

Em 1898, o engarrafamento desse refrigerante em larga escala tornou-se possível graças a Joseph B. Whitehead e Benjamin F. Thomas, de Chattanooga, Tenessee, que obtiveram os direitos exclusivos de engarrafar e vender Coca-Cola praticamente em todos os Estados Unidos. A inconfundível garrafa de Coca-Cola, familiar em todo mundo, foi desenhada em 1916 pela Root Glass Company, de Terre Haute, Indiana, que levou em conta seu fácil manuseio.

Desde que a Coca-Cola usou o slogan “Deliciosa e Refrescante”, no distante ano de 1886, a sua publicidade vem refletindo alegria e as coisas boas da vida. Temas de grande impacto foram criados através dos anos, para divulgar as qualidades da Coca-Cola. Entre eles:

  • “A pausa que refresca”
  • “Tudo vai melhor com Coca-Cola”
  • “Abra um sorriso”
  • “Emoção pra valer”
  • “Sempre Coca-Cola”
  • “Curta Coca-Cola”
  • “Gostoso é Viver”

Em 1888 a industrial Asa G. Candler tomou a frente dos negócios da Coca-Cola. E foi ela quem autorizou dois comerciantes americanos a engarrafarem o refrigerante. Era o início do Sistema de Franquias, que existe até hoje e é sucesso em todo o mundo.

Coca-Cola no Brasil

“A chegada da Coca-Cola no Brasil tem a ver com essa ousadia de Robert Woodruff. Durante a Segunda Guerra Mundial ele prometeu que todo soldado americano poderia comprar uma Coca-Cola pelo mesmo preço pago nos EUA (cinco centavos), independentemente de onde ele estivesse.
Por isso, com a instalação da base americana em Recife, na mesma época, a bebida chegou ao Brasil para fazer valer a palavra de Woodruff.”

Em 1942 foi instalada a primeira fábrica de Coca-Cola em nosso país, na cidade do Rio de Janeiro. Três anos depois nascia a primeira franquia. De 1945 até hoje, as franquias da Coca-Cola espalharam-se por todo o Brasil, existindo em nosso país, atualmente, 18 grupos de Fabricantes que operam 38 fábricas e 141 linhas de produção.

Daqueles distantes dias, quando a Coca-Cola passou a ser distribuída em garrafas nos Estados Unidos, até hoje, muita coisa evolui. Para melhor, é claro. As lentas carroças e, mais tarde, os primitivos caminhões deram lugar a frotas de modernos veículos de toda ordem, que cruzam mais de 200 países, levando Coca-Cola às regiões mais longínquas do planeta. No Brasil, os consumidores bebem anualmente 6,2 bilhões de litros, que são transportados através de uma frota com mais de 6. 000 veículos. O sistema Coca-Cola no Brasil gera 26 mil empregos diretos e mais de 200 mil indiretos, atendendo a cerca de 1.000.000 de pontos-de-venda.

Anúncios