Flávio Gikovate é médico-psiquiatra, psicoterapeuta, conferencista e escritor. Atualmente apresenta o programa “No Divã do Gikovate”, na rádio CBN, e dedica a maior parte do tempo à clínica.

Gikovate explora no vídeo a real importância e o verdadeiro papel do dinheiro, evidenciando seus benefícios quando foi criado e problemas recorrentes na sociedade contemporânea. Ele comenta que o dinheiro foi uma invenção genial, pois facilitou as negociações de produtos e serviços que, em um primeiro momento, eram feitas apenas através da troca de mercadorias. Porém, apesar dos benefícios, o dinheiro acarretou em sérios problemas, que foram apontados por Gikovate, como:

1 – Quando o dinheiro é sinônimo de poder, status social e exploração de humanos sobre humanos.

2 – Quando o dinheiro é visto como objeto de ostentação, que provoca a sensação de superioridade e humilhação aos que não tem a mesma quantia.

3 – Quando o dinheiro é usado como forma de provocar inveja e domínio.

Nas palavras do médico, o dinheiro torna-se ainda mais um objeto de inveja, tensão e conflito. O que deveria ser sinônimo de felicidade, transforma-se em um instrumento de competição e deixa a relação entre as pessoas suspeita, com o aumento da desconfiança. E, a maior parte das vezes, o dinheiro acaba se associando mais do que tudo à frustração e a infelicidade e não ao bem-estar.

Colabora com este post Galadriel Sophya Blaskovski.
Fonte da biografia: http://flaviogikovate.com.br/

Anúncios