De 2012 pra cá a economia mundial esteve bastante agitada, fazendo o PIB de grandes cidades do mundo todo sofrer variações significativas. De acordo com esse indicador, preparamos um TOP10 com as cidades mais ricas de 2013. Conheça um pouco mais sobre elas:

Tóquio: Com um PIB de 1,5 trilhão e 13.000.000 de habitantes, a capital do Japão está situada em Honshu, a maior ilha das 47 que formam o arquipélago. Sua população forma a aglomeração urbana mais populosa do mundo e nela está o maior e mais importante centro financeiro mundial.

Nova York: Tem um PIB de 1,2 trilhão e é a cidade mais populosa dos Estados Unidos e a terceira da América, perdendo apenas para São Paulo e Cidade do México. Abriga 8.175.133 de habitantes, além da sede da ONU (Organização das Nações Unidas), sendo um ponto importante para discussões de assuntos internacionais.

Los Angeles: Seu PIB é de 789.7 bilhões e sua população de 3.792.621 habitantes (2010), é a segunda mais populosa dos Estados Unidos e 13ª maior região metropolitana do mundo. Conhecida como LA ou Cidade dos Anjos, Los Angeles também é a capital mundial do entretenimento, tendo Hollywood como distrito. Além disso, é centro de negócios, comercio internacional, cultura, mídia, moda, ciência, tecnologia e educação.

Seul: Capital da Coréia do Sul e também a mais importante cidade, está localizada às margens do Rio Han e tem aproximadamente 10 milhões de habitantes em núcleo urbano e um PIB de 773.9 bilhões. A região metropolitana, por sua vez, soma cerca de 23 milhões de habitantes, sendo a terceira maior do mundo. A cidade tem o centro comercial mais desenvolvido da Coréia do Sul, um dos principais da Ásia e do mundo.

Londres: Capital da Inglaterra e do Reino Unido, soma um PIB de 731,2 bilhões. A cidade abriga mais de 100 das 500 melhores companhias da Europa. Em 2007 tornou-se o município mais populoso da União Europeia, com 7.556.900 habitantes. A cidade possui tais Patrimônios Mundiais: a Torre de Londres; os Reais Jardins Botânicos de Kew; o local que compreende o Palácio de Westminster, a Abadia de Westminster e a Igreja de Santa Margarida; e o local histórico de Greenwich.

Paris: Capital da França e também a cidade mais populosa do país, tem um PIB de 669,2 bilhões. Conhecida por sua arquitetura, parques, museus e avenidas, é a cidade mais visitada do mundo francófono. As margens do Rio Sena de Paris entraram em 1991 na lista do Patrimonio Mundial da ONU. Ponto de convergência de transporte internacional, Paris é o centro comercial e econômico da França, pois é onde se concentra os negócios da Bolsa e finanças.

Osaka-kobe: Cidade japonesa com população estimada em 2.649.601 habitantes (2010), é a terceira cidade mais populosa do país. Seu PIB de 654,8 bilhões a torna o segundo mais importante centro financeiro do Japão e tem seu centro comercial reconhecido historicamente por sua importância, sendo um dos principais e mais desenvolvidos centros de comando para a economia asiática.

Chicago: Um PIB de 524,6 bilhões, é a cidade mais populosa (cerca de 2,7 milhões de habitantes) do estado americano de Illinois, sede do condado de Cook. Importante pólo da industria de telecomunicações e infra-estrutura. Chicago tem destaque na cultura popular, rica em romances, peças teatrais, filmes, músicas e revistas dos mais variados assuntos.

Moscou: Capital, cidade e subdivisão federal mais populosa da Federação Russa, importante centro político, econômico, cultural, científico, religioso, financeiro, educacional e de transportes da Rússia e do continente. Tem um PIB de 520,1 bilhões e é a segunda cidade com maior população de milionários do mundo.

Xangai: Décimo maior PIB do mundo, com 516,5 bilhões, a cidade é a maior da Republica Popular da China e uma das maiores regiões metropolitanas do mundo, com aproximadamente 20 milhões de habitantes. Cresceu  e ganhou destaque como centro de comercio entre oriente e ocidente, porém com a entrada do Partido Comunista, perdeu influencia. Por outro lado, tem hoje o maior porto de carga do mundo.

Colabora com esse post Melanie Daniliszyn Manassés

Anúncios