“Vi os Estados Unidos mudarem e reparei: quanto mais o governo interferia e se inseria no livre mercado, pior ficava o país. Mas quando o governo abria espaço à livre iniciativa, a economia se fortalecia, eu prosperava, meus negócios cresciam e eu podia contratar mais e ajudar os outros”. A frase acima poderia ser de um economista norte-americano, mas foi dita pelo ator e ex-governador da Califórnia (EUA), Arnold Schwarzenegger. E esta é apenas uma das declarações apimentadas de Livre para Escolher: o poder do mercado.

De volta do túnel do tempo, 1990, o documentário de 47 minutos foi criado pelo economista e ganhador do Prêmio Nobel, Milton Friedman. Em pauta, um assunto cada vez mais atual em pleno século 21: o Liberalismo, nome dado à doutrina político-econômica que acredita que o progresso da humanidade parte da livre concorrência e da mínima interferência do Estado no mercado e na vida da população.

Criando um paralelo entre a China e o mercado ocidental, o vídeo traz ainda um imperdível e acalorado debate entre Friedman com o economista James Galbraith, da Universidade do Texas.

Mesmo que você não seja um adepto do Liberalismo, “Livre para escolher: o poder do mercado” é um vídeo para assistir e discutir. Será que vivemos uma ilusão de que o sistema capitalista é o melhor para nós e para nosso Estado? Assista ao vídeo e traga o assunto para o seu próximo happy hour. Horas de debate garantidas!

Anúncios