Que tal aproveitar o primeiro mês do ano para colocar em prática o seu planejamento financeiro para 2015? Este vídeo de 15 minutos, conduzido pela BM&F Bovespa em parceria com o Canal Cultura, aborda de forma simples alguns conceitos fundamentais de planejamento financeiro.

O primeiro passo para planejar as finanças é começar de forma simples. Assim como uma pessoa que está começando a praticar exercício físico não deve iniciar já treinando para uma maratona, não adianta começar um planejamento por ferramentas complexas e que demandem horas ao longo do mês.

Comece pelo simples: anote todos os gastos que você tem em um mês, para entender o seu orçamento doméstico. O seu primeiro objetivo será prever o orçamento que irá utilizar no próximo mês para acompanhar se, na prática, o mês está dentro do seu previsto.

Depois disso, siga este passo a passo:

1. Crie uma planilha e coloque:
– Nas linhas: acontecimentos que geram gastos;
– Nas colunas: os meses de 2015.
2. Inclua os gastos que todo ano tem, como IPVA, ITPU e matrícula escolar.
3. Preencha os gastos mensais, como água, luz, telefone, moradia, escola, etc.
4. Inclua um valor para gastos esporádicos e para lazer, como a compra de roupas, idas ao cinema e pequenas viagens.
5. Reserve um valor para economizar por mês para a realização de sonhos. Para isso, trace objetivos de curto, médio e longo prazos. São eles que determinarão a sai Meta de Poupança e quanto tempo você precisará para atingir os seus objetivos.

“O planejamento financeiro aumenta a chances de realização e de confirmação das escolhas que fazemos na vida, também minimiza o impacto dos imprevistos”, explica Denise Chahestian, apresentadora do programa Educação financeira.

E lembre-se: o tempo é o senhor das finanças. Quanto mais tempo você tiver para realizar algo, menor será o esforço. Assista ao vídeo e inicie agora mesmo o seu planejamento.

Fonte: Programa educação Financeira – 4ª temporada

Anúncios