No último século, quando se enumerava as mais importantes cidades do mundo, geralmente estas coincidiam com os maiores centros urbanos: Londres, Paris, New York e Tóquio. Só que tamanho é apenas um dos fatores relevantes hoje em dia.

Quais as cidades mais influentes no mercado global? O escritor e professor de desenvolvimento urbano Joel Kotkin respondeu essas questões. Seu trabalho ranqueou as cidades mais influentes do mundo. Os resultados foram alcançados graças à parceria de Kotkin com o ex-consultor da Accenture Aaron Renn e o demógrafo Wendell Cox.

Segundo Kotkin, a inércia e o uso inteligente de recursos é um tema-chave que surgiu durante a avaliação de quais cidades deveriam ocupar o topo do ranking. O melhor exemplo encontrado por eles foi a cidade de Londres, que depois de mais de um século de declínio imperial ainda se manteve no topo da pesquisa. O legado da cidade como capital financeira mundial ainda a torna incomparável.

Além disso, ter relevância e interagir com o restante do mundo é um dos principais pontos da atualidade.

Foram considerados 8 dados para a avaliação da pesquisa, entre eles:

  • média de investimento estrangeiro direto nos últimos 5 anos;
  • número de sedes entre as empresas do Fortune Global 2000;
  • conectividade aérea (porcentagem de outras cidades globais que podem ser alcançadas sem paradas no mínimo 3 vezes por semana);
  • serviços financeiros (usando o ranking da Z/Yen como referência).

O índice da Z/Yen Group’s 2013 Global Financial Centres foi utilizado como parâmetro e, no total, foram analisadas 58 áreas metropolitanas. Além dos itens já mencionados, foram considerados outros pontos, como relevância em tecnologia e apoio à produção.

As 12 cidades classificadas como as mais relevantes do mundo em 2014 foram:
1º lugar: Londres (Reino Unido)
2º lugar: Nova York (EUA)
3º lugar: Paris (França)
4º lugar: Singapura
5º lugar: Tóquio (Japão)
6º lugar: Hong Kong (China)
7º lugar: Dubai (Emirados Árabes Unidos)
8º lugar (empate): Beijing (China) e Sydney (Austrália)
10º lugar (empate): Los Angeles (EUA), São Francisco (EUA) e Toronto (Canadá)

Confira neste vídeo o ranking das cidades mais influentes do mundo em 2014!

Anúncios