Dizem que dinheiro não traz felicidade. Quer apostar? Esta é apenas umas das provocações do divertido documentário Freakonomics: O Estranho Mundo da Economia. Baseado no best seller mundial Freakonomics: o lado oculto e inesperado de tudo que nos afeta. Freakonomics explica, de forma simples e direta, os princípios das micro relações econômicas, demonstrando o quanto alguns comportamentos sociais (e a própria cultura pop) estão diretamente ligados à economia.

Chad Troutwine’s, Dan O’Meara e Chris Romano, produtores de alguns dos melhores documentários produzidos nos últimos anos, como “Super Size Me”, “Jesus Camp”, “Enron: The Smartest Guys in the Room” e “The King of Kong: A Fistful of Quarters”, se uniram novamente para criar este novo sucesso.

Freakonomics conta com 1h30 de duração e utiliza bom humor e técnicas de animação divertidas para discorrer sobre o comportamento humano. O roteiro foi criado utilizando estudos que examinam diversas circunstâncias da vida cotidiana. As situações mostradas no filme são abordadas de forma provocante e, muitas vezes, tragicômica.

O livro que originou o filme foi lançado em 2004, em uma parceria entre o jornalista Stephen Dubner e o economista Steven Levitt. Freakonomics examina diversos assuntos de forma prática. O caso que explora a atitude de algumas escolas em estimular o desempenho de seus alunos através de incentivo financeiro é um bom exemplo. A história que apresenta a correlação entre a legalização do aborto e a diminuição da criminalidade é outro.

Você pode encontrar o filme em DVD e Blu-Ray facilmente em sites de compra como a Amazon, por exemplo, e também no Netflix ou no iTunes.

Um documentário com um roteiro muito divertido e muito bem construído. Recomendo!

Anúncios