Bem-vindos ao mundo do dinheiro! Pão, dinheiro, dosh, dólar, lucre, moolah. O dinheiro com certeza move o mundo e pode construir grandes coisas, mas também destruir vidas. Essa série de documentários é baseada nos livros The Ascent of Money, do professor Niall Ferguson, da Universidade de Harvard.

Nesse primeiro episódio, intitulado “Sonhos de Avareza”, somos expostos às linhas de raciocínio do professor Ferguson sobre o tema da ascensão do dinheiro. Ferguson mostra o impacto do dinheiro em nossas vidas e sua correlação com o progresso e com o desenvolvimento da sociedade (assim como o da própria humanidade) desde o financiamento da Renascença até o século 21.

Nos últimos anos, o dinheiro (ou a falta de) foi responsável por quebrar alguns dos maiores nomes de Wall Street (USA) e de Londres (Reino Unido). Alguns desses episódios fizeram com que as pessoas questionassem se seria mais seguro para seus investimentos guardar seu dinheiro embaixo do colchão, ao invés de em um banco.

“A Ascensão do Dinheiro: Sonhos de Avareza” mostra diversos cases e registros históricos por toda a história do dinheiro, permeando a história da humanidade e seus conflitos, como a Revolução Francesa, a Guerra do Iraque, a ascensão econômica da China e a queda de alguns dos maiores bancos do mundo. Ferguson ainda deixa um alerta que não ter conhecimento da história financeira do mundo pode prejudicar enormemente a suas finanças e seu patrimônio financeiro.

A série de documentários “A Ascensão do Dinheiro” e falarei sobre os demais episódios. Deixo aqui essa sugestão para que aproveitem o próximo feriado para assistir a essa história e, porque não, reavaliar seus investimentos.

Bom fim de semana e ótimos negócios!

Anúncios