Continuando com a série de documentários baseada nos livros The Ascent of Money, do professor Niall Ferguson, o segundo episódio foca na realidade do mercado de títulos públicos.

Em “A Ascensão do Dinheiro: A Sujeição Humana” (The Ascent of Money: Human Bondage), Ferguson liga a evolução econômica às guerras, uma vez que muitas foram financiadas graças à criação do mercado de títulos públicos.

Depois da criação dos bancos, o mercado de títulos foi a forma mais interessante que os governos da Renascença italiana encontraram para emprestar dinheiro. Foi graças ao mercado de títulos que guerras como a Batalha de Waterloo e a Guerra Civil Norte-Americana foram financiadas. Também devido a operações nesse mercado nações como a Argentina quebraram. Quanto de dinheiro circula em meio a essas operações hoje? A resposta é: US$ 85 trilhões.

Um dos grandes problemas desse mercado tão vasto é que toda nossa fortuna esta ligada a ele de alguma forma. O segundo capítulo de “A Ascensão do Dinheiro” mostra, com exemplos históricos, como o mercado de títulos públicos surgiu, como ele funciona e como é possível ganhar quantias absurdamente altas operando nele. Com a ascensão financeira, vem o poder e é com essa justificativa que o autor respalda sua afirmação inicial:

“Hoje poder está nas mãos de quem controla o mercado mundial.”

Da riqueza da família Rothschilds ao encerramento da Guerra da Guerra Civil Norte-Americana e a fortuna de Bill Gross (presidente da PIMCO), o mercado de títulos públicos foi e ainda é uma dos meios mais eficientes de se conquistar fortunas e poder.

Qual será o próximo conflito influenciado por essas ações? Será que a humanidade continuará servindo sempre aos mais afortunados? Assista e tire suas conclusões.

Anúncios