Baseado numa peça de teatro escrita por Jerry Sterner, o filme “Com o dinheiro dos outros” (Other People’s Money, 1991) conta a história do controverso Lawrence Garfield (Danny DeVito) ou simplesmente Larry. Arrogante e inescrupuloso, Larry fez seu sucesso negociando companhias em situação periclitante.

“Eu amo o dinheiro… não importa se eu sou bom ou não; não importa se eu ronco ou não; não importa para qual Deus eu rezo. Há apenas três coisas no mundo com esse tipo de aceitação incondicional: cães, rosquinhas e dinheiro. Há apenas uma coisa que eu amo mais que dinheiro… o dinheiro dos outros!”

Essa citação define todo o personagem logo nos primeiros minutos do filme. “Com o dinheiro dos outros” explora os conflitos associados às práticas financeiras, reforçando o quanto algumas decisões podem afetar todo o futuro de uma empresa.

A história de “Com o dinheiro dos outros” gira em torno de uma indústria, a New England, fabricante de fio de cobre há 81 anos. Andrew Jorgenson (Gregory Peck) é um chefe querido por todos. Um homem direito e ético e sua filha, Kate Sullivan (Penelope Ann Miller) atua como advogada dessa empresa familiar. Apesar do bom relacionamento com os funcionários, a empresa está à beira da falência por estar perdendo campo de atuação devido a sua falta de modernização. E é nessa hora que Garfield chega!

VMF_Com o dinheiro dos outrosO filme é uma comédia bem no estilo de filmes produzidos no início da década de 90, com um personagem cativante (mesmo sendo extremamente antiético; um anti-herói se preferir), um romance leve e claro, o humor ácido de Danny DeVito.

Mas as lições são grandes! Em uma determinada cena, Garfield faz um discurso no melhor estilo Benjamin Graham, em que explica sobre o valor de investimentos:

“Com o dinheiro dos outros” é um bom filme para analisarmos diversas questões relacionadas ao mercado acionário, comportamento de investidores, estratégia de investimento, oportunidades de negócio e gestão em empresas familiares.

O filme não é longo e é muito divertido, portanto, uma ótima sugestão de entretenimento para o fim de semana.

Anúncios