Bernard Lawrence Madoff (ou “Bernie” Madoff) foi um megainvestidor e ex-presidente da bolsa eletrônica Nasdaq. Uma história de sucesso? Em parte, sim, mas na verdade, esse é um filme sobre perseguição, fraude e condenação. No documentário À caça de Madoff (Chasing Madoff), acompanhamos a história por trás do maior esquema de fraude já registrado na história do mercado financeiro dos EUA: o Esquema Ponzi, a pirâmide de Madoff.

Ameaças, tentativas de suborno, fraude, dinheiro e poder. Esses são alguns dos tópicos abordados em À caça de Madoff. Lançado em 2011, o filme documentário traz a história de Harry Markopolos, investigador e analista de fraudes. Makopolos e sua equipe passaram 10 anos investigando e seguindo os passos de Bernard Madoff, tentando desmascará-lo. O esquema pirâmide criado por Madoff, firmou suas bases Wall Street em 1960. A sociedade de investimento criada por ele (e que levava seu nome) rendeu uma fraude de US$ 65 bilhões.

À caça a Madoff_capaO filme mostra todas as dificuldades encontradas em investigações desse tipo e oferece certa sensação de satisfação e também de justiça ao mostrar as condenações de diversos fraudadores, todos com envolvimento no caso Madoff.

Entrevistas e relatos inéditos mostrados durante todo documentário recriam as histórias que aconteceram ao longo de uma década de investigações. O que mais chama a atenção em À caça de Madoff são os depoimentos de pessoas do mundo todo, e que perderam tudo no esquema fraudulento desenvolvido por Madoff.

À caça de Madoff é um filme extremamente válido porque mostra o lado sombrio e podre da economia, que muitos não acreditam existir ou ainda, que não acreditam que pode afetar as “pessoas comuns”.

Anúncios