George Soros, fundador e chairman da Open Society Intitute e um dos mais respeitados empresários do mundo, traz nessa palestra – dada a Central European University –, algumas das mais importantes lições a respeito dos mercados financeiros, além de noções políticas, sua experiência de vida e também filosofia de negócios.

Aplicar conceitos como reflexibilidade e o princípio da incerteza humana dentro da realidade do mercado financeiro não é uma tarefa simples. Soros explica que esse mercado oferece excelentes oportunidades para testar ideias, tornando possível que se utilize experiências de vida para aprender a reagir com o mercado.

Um dos primeiros pontos abordados por Soros é que os valores presentes no mercado sempre se distorcem. Essa distorção pode variar de algo insignificante até algo surpreendente e esse comportamento, segundo o empresário, é diretamente contraditório às hipóteses de eficiência do mercado financeiro, que ditam que os preços praticados sempre refletirão com precisão todas as informações disponíveis.

Reação e reflexão. Agir ou se autocorrigir? George Soros relata que, ao contrário do que muitos pensam, mercados financeiros podem sim ter uma postura ativa, afetando outros mercados – o que muitas vezes gera especulações.

Nesse vídeo é possível rever muitos conceitos praticados dentro do mercado financeiro, mas a grande pergunta feita por Soros é: o quanto podemos confiar cegamente em informações?

Assista e tire suas próprias conclusões. Ótimos negócios!

Anúncios