Nessa palestra dada na Academia Húngara de Ciências, em Budapeste (Hungria), George Soros põe em discussão as diferenças entre o capitalismo e a sociedade aberta e também expõe que ambos os conceitos estão ligados aos valores pregados pelo mercado e aos valores sociais.

Nesse quarto vídeo de uma série de palestras ministradas por Soros (que proporcionaram uma grande movimentação no meio acadêmico, sendo transmitidas para diversas universidades no mundo), ele inicia seu argumento citando valores como honestidade e integridade.

Soros explica que tais valores perderam força perante os incentivos econômicos, que agem como agentes de mudança no comportamento da população. As leis de mercado conseguiram substituir alguns valores morais por meio de incentivos ao consumo, e isso, no raciocínio defendido por Soros, é o que torna as táticas de mercado tão eficientes. Não há crise moral, uma vez que não existe julgamento para controlar as decisões tomadas.

“O mercado deveria agir como uma mão invisível, trazendo equilíbrio entre a demanda e os produtos” – George Soros.

O empresário defende que o comportamento daqueles participantes do mercado é guiado pelos chamados “valores de mercado”, que são muito diferentes dos valores morais que deveriam guiar a sociedade. George Soros utiliza como apoio, os argumentos que encontrou em uma monografia e que o surpreenderam. Nesse texto citado por ele, é defendido que sistema capitalista foi mal interpretado e distorcido pelo mecanismo do mercado.

Ele então utiliza o exemplo dos Estados Unidos da América: uma sociedade aberta e democrática baseada na liberdade do indivíduo e protegida pelas leis definidas em sua Constituição, mas que, ao mesmo tempo, baseia sua economia no mecanismo de mercado que permite que indivíduos participem livremente da troca de produtos (free market) sem a interferência do governo.

 “A sociedade humana não pode existir sem alguns princípios éticos” – George Soros.

Seguindo raciocínio de George Soros, transparência econômica e governamental, a administração de recursos naturais, um retorno justo dos valores gerados por tais recursos de volta a sociedade e a retomada de valores éticos e morais fariam com que toda sociedade melhorasse sua posição econômica e ganhasse qualidade de vida.

E você, acha que deveríamos mudar a maneira como interagimos com o mercado? Assista e responda. Bom fim de semana e ótimos negócios!

Anúncios