No dia 8 de março 1694, foi fundada a fábrica de moedas validadas em todo território nacional, a Casa da Moeda do Brasil (CMB). O que começou com a cunhagem de moedas de ouro, hoje é sinônimo de qualidade e segurança dentro e fora do Brasil. Nesse vídeo, o apresentador Otávio Mesquita visita a empresa que imprime a moeda brasileira – e revela alguns de seus segredos.

Você já parou para pensar na quantidade de procedimentos envolvidos na impressão do dinheiro? Esse vídeo levanta algumas questões, como: Quanto tempo e dinheiro foram investidos para se chegar a esse nível de qualidade? Qual o volume de notas impressas em um dia? E qual o nível de tecnologia necessário para produzir uma nota de dinheiro de forma segura e válida?

Curiosidades a parte, o vídeo mostra que dentre as várias técnicas e tecnologias utilizadas para assegurar a autenticidade do dinheiro brasileiro, a Casa da Moeda do Brasil utiliza 25 cores durante o processo de impressão. Além disso, há a aplicação de uma tinta invisível luminescente, um dos mecanismos de segurança mais eficientes aplicados atualmente na impressão do Real. Pontos cruciais na criação de uma nota segura e na condução de uma “fábrica de dinheiro” competente, a ponto de imprimir moedas para outros países além do Brasil.

“Esta é uma empresa com mais de 300 anos, que faz parte da história do nosso país. A Casa da Moeda é 100% pública, está totalmente vinculada ao ministério da fazenda, tem patrimônio próprio, autonomia total administrativa e – atenção! – não recebe recursos públicos”, destaca o apresentador.

Tem vontade de conhecer a Casa da Moeda? Acesse o programa “Visite a Casa da Moeda” no site oficial da CMB. O programa leva até 40 pessoas conhecer a empresa e mostra um pouco mais da história e do funcionamento dos departamentos de cédulas, moedas e gráfica geral. Clique aqui, confira as próximas datas disponíveis e faça sua inscrição!

A Casa da Moeda fica no Rio de Janeiro e as visitas à fábrica são gratuitas. Entenda mais sobre o regulamento para a visita no site da Casa da Moeda.

Anúncios