Warren Buffet, um dos homens mais respeitados do mundo, completou 85 anos de vida ontem, dia 30/8/2015. Com um histórico que se iniciou aos 11 anos de idade, quando comprou 3 ações (a US$ 38 cada), passando pela compra do livro “O investidor inteligente”, de Benjamim Graham, em 1949, Buffett comemora não só seu 85º aniversário, mas uma vida de mais de 60 anos como investidor, sendo considerados por muitos um dos maiores gurus financeiros da atualidade (e CEO da 4ª companhia pública mais valorizada do mundo, a Berkshire Hathaway Inc., com um valor de mercado de US$ 317 bilhões).

Para celebrar a vida desse grande homem, investidor, influenciador, visionário e empresário, o Vídeos do Mercado Financeiro selecionou 20 das mais importantes frases já ditas por Warren Buffet nesses 85 anos. Leia e aprenda!

“O investidor de hoje não lucra com o crescimento de ontem.”

“Grandes oportunidades de investimentos surgem quando empresas excelentes estão certas de circunstâncias incomuns que fazem suas ações serem mal avaliadas”.

“O risco advém de você não saber o que está fazendo.”

“A maioria das pessoas se interessa pelas ações quando todos estão interessados. A hora de se interessar é quando ninguém mais comprar o que é popular e se dar bem.”

“A melhor coisa que pode nos acontecer é uma boa companhia entrar em uma crise temporária. Nós queremos comprá-las quando elas estão na mesa de operação.”

“Os investidores devem se lembrar que a excitação e os gastos são seus inimigos. E se insistirem em cronometrar a sua participação em ações, eles deveriam tentar ser medrosos quando os outros forem gananciosos e gananciosos quando os outros forem medrosos.”

“Os cartões de crédito, lembrem-se, realmente atrasam a partida.” – comecei minha pequena bola de neve muito cedo. Se tivesse iniciado 10 anos depois, estaria numa situação muito diferente, em outro lugar da colina que ocupo agora. Portanto, recomendo aos estudantes que comecem o jogo um pouco antes – não precisa ser muito antes, mas é melhor não começar depois dos outros.”

“Quero ser capaz de explicar meus erros. Isso significa que só faço aquilo que entendo totalmente.”

“Algumas coisas levam tempo. Não dá para gerar um bebê em um mês engravidando nove mulheres.”

“Se você não comete erros, não pode tomar decisões.”

“A coisa mais importante a fazer se você está num buraco é parar de cavar.”

“Não é preciso fazer coisas extraordinárias para obter resultados extraordinários.”

“Se uma empresa vai bem, a ação acabará subindo.”

“Não precisamos ser mais espertos que os outros; precisamos ser mais disciplinados do que os outros.”

“Você só precisa ter pouquíssimos acertos, contando que não cometa erros demais.”

“Normalmente, as projeções nos dizem mais sobre quem as elaborou que sobre o futuro.”

“Keynes disse basicamente: não invente nem adivinhe o que o mercado está fazendo. Descubra uma empresa que você compreenda e se concentre nela.”

“Você lida com muitos tolos no mercado; é como um grande cassino onde todos estivessem bêbados. Se você conseguir beber apenas uma coca-cola,provavelmente terá sucesso.”

“Grandes oportunidades de investimento surgem quando empresas excelentes estão rodeadas de circunstâncias incomuns que fazem com que suas ações sejam mal avaliadas.”

“O investimento deve ser racional; se não for capaz de compreendê-lo, não o faça.”

Anúncios