“Sempre feche o negócio!”

O conceituado jornal Daily Telegraph comentou na época: “Provocador, divertido, perversamente cômico”. Com isso posto e somado a um elenco com os nomes de Al Pacino (Advogado do Diabo e Scarface), Alec Baldwin (É Complicado), Jack Lemmon, Alan Arkin, Ed Harris, Kevin Spacey (A Beleza Americana e House of Cards) e Jonathan Price, faz do filme O Sucesso a Qualquer Preço (Glengarry Glen Ross, 1992) um clássico norte-americano digno de ser visto várias vezes.

Do mesmo diretor de A Estranha Perfeita (2007) e Confidence – O Golpe Perfeito (2003), esse filme mostra um pouco da realidade nua e crua do que acontece em uma competição feroz, em que o emprego de cada um dos envolvidos depende em superar o colega.

Sinopse
Cidade de Chicago, Illinois (EUA). A crise chegou a todos os setores e no ramo imobiliário não foi diferente. Levene (Jack Lemmon), Ricky Roma (Al Pacino), Dave Moss (Ed Harris) e George Aaronow (Alan Arkin) recebem um ultimato de Blake (Alec Baldwin) sem qualquer aviso: todos serão despedidos caso não cumpram suas metas. Se isso só não bastasse, Blake promete dar um Cadillac Eldorado para o melhor vendedor, seguido por um conjunto com seis facas para churrasco para o 2º colocado, e a demissão sumária ao 3º, pois segundo ele, não há lugar para fracassados na empresa.

A competição se inicia. Para “facilitar” um pouco o jogo, Blake adiciona um pequeno adendo à competição: aquele que apresentar o melhor desempenho durante a semana receberá dicas ao longo do processo para conseguir impulsionar ainda mais suas vendas, o que só deixa a competição ainda mais desleal.

O Sucesso a Qualquer PreçoPor que assistir?
O Sucesso a Qualquer Preço é um filme real. Mesmo sendo uma produção com mais de 20 anos, o filme aborda questões que estão em pauta até hoje, como por exemplo, a necessidade de estimular uma equipe acomodada ou mesmo em como motivar um grupo em tempos de crise. Apesar dos maus exemplos, essa produção mostra exemplos de gerenciamento de crise e também relembra que o mercado é implacável, mas que sempre há uma forma de se recuperar. Basta pensar de forma diferente e apostar em seus pontos fortes.

Curiosidades

  • O título original é uma referência às fazendas de Glengarry Glen e Glen Ross, dois proprietários mencionados no próprio filme.
  • O filme possui linguagem forte. Por exemplo: a palavra “fuck” e seus derivados são ditas 138 vezes ao longo do filme.
  • Sucesso a Qualquer Preço já foi refilmado e encenado em teatros diversas vezes, sendo classificado com como quatro estrelas por jornais como o The Times, Guardian, Metro, Financial Times e o Daily Express.

Boa competição e bons investimentos!


Escrito por Larissa Moutinho, jornalista MTB 6805, assessora responsável pela comunicação da Toro Investimentos. Foi editora da Revista ADVFN e jornalista da InvestMais. Pós-graduada em marketing e pós-graduanda em finanças.

Anúncios