“Nós ríamos do pessoal dos computadores! Nós éramos os reis do trading. Mas eles tiveram sua vingança…”

Por mais de 150 anos, a bolsa de Chicago foi um local de grande fluxo de trading, considerada o polo de trading do mundo e centro de operações de alguns dos traders e brokers de maior sucesso (e também dos mais violentos) dos EUA. Em 1997 havia aproximadamente 10 mil traders operando na bolsa de Chicago e foi nesse mesmo ano que o trading online começou… hoje apenas cerca de 10% desses permanecem no pregão.

O documentário “Floored” – sem tradução no Brasil – conta a história de alguns dos maiores operadores da bolsa de Chicago e também o que aconteceu durante a transição de um modelo de pregão viva voz para uma bolsa dominada por computadores e operadores técnicos.

Floored

Concluído em 2009 e dirigido por James Allen Smith, “Floored” expõe algo que sempre está em pauta: a tecnologia. Desde a revolução industrial (e até mesmo antes desse evento), aqueles que concentram as melhores tecnologias têm melhores chances de prevalecer sobre seus concorrentes, seja em guerras ou em vendas. O que aconteceu em 1997 na bolsa de Chicago, hoje, menos de duas décadas depois, é algo corriqueiro. Atualmente, o trading de ações é feito de qualquer computador doméstico. Basta ter conexão com a internet, um cadastro em uma empresa de trading e já é possível atuar no mercado de ações, movimentando operações que às vezes envolvem bilhões de dólares.

O documentário traz um alerta. A tecnologia e o mundo mudam. A economia mantém suas bases: ganhar dinheiro, investir e ganhar mais; mas os interesses em torno das operações econômicas não são estáticos.

Parte do trabalho de um trader, de um investidor, é estar atento ao cenário macroeconômico para conseguir antever alguns fatores que podem facilitar ou prejudicar seus investimentos. Os chamados “dinossauros” da bolsa de Chicago não fizeram isso e o resultado é o mostrado no filme.

Se identificou com essa dificuldade perante as novas tecnologias? Então assista a esse documentário. Conforme a sinopse comprova, “Floored” é um documentário emocionante eu que oferece um vislumbre de olhar honesto por trás da cortina nebulosa que envolve o pregão.

Escrito por Larissa Moutinho, jornalista MTB 6805, assessora responsável pela comunicação da TORO Investimentos. Foi editora da Revista ADVFN e jornalista da InvestMais. Pós-graduada em marketing e pós-graduanda em finanças.

Anúncios