Como lidar com a pressão de ter o futuro de uma nação inteira nas mãos? O ex-Secretário do Tesouro dos EUA, Henry Paulson sabe exatamente como é viver essa realidade. O documentário Hank: Cinco anos depois do colapso (Hank: Five Years from the Brink), traz um depoimento incrível sobre a crise que marcou a economia norte-americana – e, por consequência, toda a economia mundial – em 2008.

No filme coproduzido pela produtora Radical Media e a Bloomberg Businessweek Films (braço audiovisual da revista Bloomberg), Paulson explica como convenceu bancos, o próprio congresso norte-americano e até mesmo candidatos à presidência a aprovar um trilhão de dólares em resgastes financeiros.

HANK-cinco anos depois do colapso

“Wendy, não consigo achar uma solução, sinto que o peso de mundo está sobre mim, que falhei que tudo vai piorar, não sei o que fazer. Por favor, ore por mim.”, Henry Paulson em uma ligação para sua esposa.

Ter acesso a informações privilegiadas, analisar todos os dados disponíveis – levando em consideração o estado da economia mundial – e tomar uma decisão que pode significar o sucesso ou o fracasso. Identificou-se com essa linha de raciocínio? Não é para menos. Empreendedores e investidores lidam com questões semelhantes frequentemente. Criar uma estratégia que envolve grandes quantias de capital ou escolher qual será o futuro de uma empresa, são pensamentos de rotina no mundo corporativo.

Além de testemunhar um momento histórico da economia mundial, o documentário Hank: Cinco anos depois do colapso retrata muito bem o peso que a liderança pode trazer quando exposta a uma enorme pressão. O documentário também traz excelentes exemplos de persuasão, argumentação e negociação, além de abordar profundamente uma questão crucial: a moral.

HANKFICHA TÉCNICA
Ano: 2013
Nome original: Hank: 5 Years from the Brink
Direção: Joe Berlinger (Paradise Lost, Some Kind of Monster)
Elenco: Hank Paulson, Wendy Paulson
Duração: 86 min

Escrito por Larissa Moutinho, jornalista MTB 6805, assessora responsável pela comunicação da TORO Investimentos. Foi editora da Revista ADVFN e jornalista da InvestMais. Pós-graduada em marketing e pós-graduanda em finanças.

Anúncios