“Hoje eu trago a você algo muito interessante. Chama-se comércio bancário. Todo mundo está mexendo com isso. Para atuar nessa área, tudo o que você precisa é de algumas coisinhas…”

Nick Leeson: de um simples funcionário em início de carreira no Morgan Stanley, a trader milionário inescrupuloso que levou o Barings Bank, o mais antigo banco da Inglaterra (que cuidava até mesmo do dinheiro da rainha), a falência.

Pode parecer roteiro de filme de ficção sobre especulação financeira, mas isso é um fato e ocorreu em 1995. O documentário “25 Million Pounds”, produzido pela rede BBC, utiliza de entrevistas com Leeson para tentar entender a psicologia por trás de traders corruptos.

Assim como o filme “A Fraude” (Rogue Trader), derivado desse documentário, “25 Million Pounds” aborda a realidade, regras e também as fragilidades do trading e do próprio sistema bancário. Leeson conseguiu burlar o banco porque nunca alguém pensou que seria possível ganhar tanto dinheiro da forma como ele conseguiu: aplicações em futuro e derivativos. O que na época era considerado algo perigoso e ao mesmo tempo inovador, criou a oportunidade perfeita para o antigo garoto do interior fazer fortuna.

Novas tecnologias, mudanças de estratégia, mudança de público, novas formas de fazer negócio. Algumas mudanças de estratégia do Barings Bank permitiram que Leeson fizesse tradings milionários utilizando falhas dos sistemas utilizados pelo banco. Os resultados foram o seu enriquecimento e um prejuízo de 830 milhões de libras ao Barings Bank (que hoje corresponderia a aproximadamente US$ 1.237 bilhões ou R$ 4.979 bilhões).

O documentário traz uma forma didática (e também um pouco inusitada) de entender a atividade de trading e também suas consequências. Aperte o play e siga pelas 6 partes do vídeo. Recomendo!

Escrito por Larissa Moutinho, jornalista MTB 6805, assessora responsável pela comunicação da TORO Investimentos. Foi editora da Revista ADVFN e jornalista da InvestMais. Pós-graduada em marketing e pós-graduanda em finanças.

Anúncios