Com a globalização, os produtos fabricados em todo o mundo apresentam uma imensa variedade, tanto em relação a materiais utilizados na produção, quanto em custo, processo e valor final. Nesse vídeo, Alex Tabarrok, economista canadense, explica como os mercados se conectam, desde o trabalhador chinês ao brasileiro, do norte-americano ao indiano.

“Interesses próprios coordenados em direção ao bem social por meio do mercado”, Alex Tabarrok.

Um iPhone por exemplo, possui peças produzidas em diferentes estados dos EUA, em diferentes países (como Coreia, Mongólia e Taiwan), finalizando sua montagem na China. Essa é a realidade de produção de grande parte dos produtos consumidos atualmente.

Para Tabarrock, a conexão dos mercados se resume da seguinte forma: por meio do mercado, interesses próprios são coordenados em direção a um bem social comum. Trata-se de uma cooperação mundial, coordenada pelo mercado, englobando diferentes realidades, conhecimentos e objetivos distintos para um ganho mútuo.

E você concorda com esse ponto de vista sobre o mercado?

Confira outros vídeos com o economista:

Escrito por Larissa Moutinho, jornalista MTB 6805, assessora responsável pela comunicação da TORO Investimentos. Foi editora da Revista ADVFN e jornalista da InvestMais. Pós-graduada em marketing e pós-graduanda em finanças.

Anúncios