“Cultivar novas ideias não é tão difícil, difícil é livrar-se das velhas”. Assim disse John Maynard Keynes, considerado por muitos o “pai” da macroeconomia moderna. O filme Golpe de Gênio – baseado em uma história real –, um é um ótimo retrato para essa citação de Keynes. Nele, Matt (Dallas Roberts) e Sam (Jeremy Renner) são grandes amigos e inventores, que acreditam que podem enriquecer por meio de ideias inovadoras.

No entanto, os dois parceiros também possuem uma paixão por jogos de azar e isso acaba fazendo om que percam o dinheiro para um investimento diversas vezes.

Logo no início do filme, ambos passam por um revés e têm sua melhor ideia copiada por um charlatão da televisão (com o qual foram negociar). Posteriormente, acabam encerrando a empresa, endividados.

Perseverança

O enredo de Golpe de Gênio mostra a importância da perseverança. Ter ideais e insistir em mantê-los, principalmente quando se trata de empreendedorismo. Após perderem praticamente tudo, os personagens Matt e Sam são obrigados a lutar sobreviver. Nesse meio tempo, Matt cria uma invenção genial, que os levaria ao patamar de sucesso que tanto almejavam.

Com um investimento da então ex-mulher de Matt, que volta a depositar sua confiança nos dois, eles conseguem fazer a primeira remessa de seu tão sonhado produto: um abridor de cervejas falante. Com tal ideia, eles alcançam o resultado esperado, mas não sem uma boa dose de esforço, superação e inovação.

Conclusão

Golpe de Gênio é um filme que traz um ótimo exemplo de como é importante superar antigos hábitos ou maus hábitos (principalmente quando ligado aos negócios). É essencial que novos empreendedores acreditem em suas ideias, mesmo que o caminho parece difícil. As oportunidades estão para os que as criam. Bom filme e bons negócios!

Dica: o filme está disponível na Netflix.

Escrito por Larissa Moutinho, jornalista MTB 6805, assessora responsável pela comunicação da TORO Investimentos. Foi editora da Revista ADVFN e jornalista da InvestMais. Pós-graduada em marketing e pós-graduanda em finanças.

Anúncios