Think tanks são instituições que geram conhecimentos sobre áreas específicas e tem a intenção difundir essas informações para a sociedade, influenciando transformações sociais, políticas, econômicas ou científicas.

Na Free Market Series, apresentada na TV americana, o episódio da vez traz Michel Kelly Gagnon CEO e presidente do Montreal Economic Institute, importante think tank canadense. Em 26 minutos, Gagnon, defensor do mercado livre, explica os parâmetros entre uma sociedade baseada na teoria libertária e uma sociedade baseada na completa intervenção estatal (como são em maioria hoje em dia), e introduz o conceito das think tanks.

“As pessoas não são estúpidas e cada vez mais, estão percebendo como o sistema atual está quebrado”, diz Michel, que considera que a população não busca um posicionamento de esquerda ou de direita, mas sim, soluções práticas: “(…) é papel dos think tanks mostrar essas soluções”, completa.

A geração de conhecimento específico é importantíssima para influenciar mudanças e apresentar novas soluções. Assista ao vídeo e promova a discução com seus amigos e colegas de trabalho. Qual o papel dessas instituições?

Bons negócios!


Escrito por Larissa Moutinho, jornalista MTB 6805, assessora responsável pela comunicação da TORO Investimentos. Foi editora da Revista ADVFN e jornalista da InvestMais. Pós-graduada em marketing e pós-graduanda em finanças.

Anúncios