Alex Tabarrok faz de sua palestra no TED Talks uma aula de boa vizinhança em escala global. Economista e canadense, Tabarrok começa falando de como o século XX foi marcado por acontecimentos ruins, entre eles, duas guerras mundiais, barreiras políticas e físicas, e governos ditadores. No entanto, para o economista, essas barreiras foram rompidas e a globalização cumpriu um ótimo papel em promover a cooperação além dos limites das nações.

Com a internet e a queda das barreiras de transportes físicos, o comércio foi ampliado intensamente em todo mundo. E tudo isso aconteceu porque as pessoas tiveram a possibilidade de desenvolver novas ideias. Tabarrok defende que o conhecimento deve ser universal.

“Se o mundo inteiro fosse rico como os EUA, teríamos muitos mais cientistas e engenheiros contribuindo com ideias que beneficiam a todos”, diz o economista, que considera também que quanto maior for o mercado, maior será o investimento em pesquisa e desenvolvimento, o que aumentará ainda mais o número de novas ideias, que gera inovação.

Defensor do livre mercado, o Tabarrok considera essa prática está modificando o planeta, colaborando para diminuir as diferenças, promovendo uma sociedade que compartilha o conhecimento e vive de maneira mais saudável. Sua ideia pode ser resumida na frase do genial inventor e presidente dos EUA, Thomas Jefferson, citada na palestra:

“Quando eles vêm e acendem suas velas nas nossas, eles ganham a luz, mas nós não ficamos na escuridão!” 

Assista ao vídeo e reflita: dividir e possibilitar o conhecimento realmente traz mais prosperidade para a vida humana? Seria esse um caminho para acabar com as guerras, os conflitos e com a miséria ainda existente em várias nações? Isso seria útil no momento vivido no Brasil agora?

Que a reflexão lhes traga bons negócios!

Escrito por Larissa Moutinho, jornalista MTB 6805, assessora responsável pela comunicação da TORO Investimentos. Foi editora da Revista ADVFN e jornalista da InvestMais. Pós-graduada em marketing e pós-graduanda em finanças.

Anúncios