Esse vídeo introduz um exemplo simples, mas que demonstra a complexidade e o tamanho das relações econômicas e humanas sobre a produção após a globalização. Logo no início você é apresentado a ele: o lápis!

Esse engenhoso instrumento é tão comum em nossas vidas, que mal lhe damos atenção. Normalmente composto de grafite, madeira, metal e borracha, esse tecnológico aparato tem uma complexidade que talvez não seja percebida. Afinal, será que seria tão simples fazer um lápis sozinho e com esses materiais?

Muito provavelmente seria necessário a ajuda de outras pessoas para realizar construção do lápis. E é isso que o vídeo tem a intenção de demonstrar.

Um longo processo

A construção do lápis é um processo complexo. Há diversas cadeias de produção, assim como diversos materiais que circulam pelo mundo todo. De forma lírica, o vídeo começa expondo a composição do lápis e a quantidade de pessoas envolvidas em sua confecção.

É uma cadeia de processos: uma pessoa que corta as árvores usando serras construídas por outras pessoas. As toras são transportadas em um caminhão, que foi produzido por outras pessoas e que funciona com um combustível preparado por mais algumas. Percebe a complexidade e a quantidade de recursos dispostos para produção de um instrumento tão comum? E esse é só um pequeno exemplo.

O mundo global

A globalização e os avanços tecnológicos possibilitaram que um mesmo produto tivesse suas partes construídas em diversos locais do mundo. O lápis foi somente o exemplo escolhido para gerar uma reflexão muito maior.

A colaboração é parte fundamental para o desenvolvimento humano e qualquer tipo de inovação. Portanto, vale parar e refletir sobre quantos somos e principalmente, o quanto podemos ser maiores e melhores. Ao entender a importância que cada indivíduo possui para cada etapa cumprida, é possível mensurar melhor  o quanto a cooperação pode fazer a diferença, tanto para processos de produção quanto para o desenvolvimento econômico e social.

Boa reflexão e bons negócios!


Escrito por Larissa Moutinho, jornalista MTB 6805, assessora responsável pela comunicação da TORO Investimentos. Foi editora da Revista ADVFN e jornalista da InvestMais. Pós-graduada em marketing e pós-graduanda em finanças.

Anúncios