Considerado um dos maiores empresários do país, o Barão de Mauá foi grande amigo do imperador D. Pedro II e teve uma relação com empresários ingleses digna de ser retratada em filme

No filme brasileiro Mauá – O Imperador e o Rei, a história retratada é a de uma grande figura, o famoso Barão de Mauá, considerado um dos homens mais ricos da história brasileira, sendo o fundador da indústria naval. Este trecho específico do filme que selecionamos esta semana mostra a relação entre o Barão de Mauá e o Barão de Rothschild, membro importante da família de banqueiros ingleses, deixando claro o cenário antigo do mercado financeiro e suas artimanhas.

Entre barões

O trecho começa com o diálogo dos dois barões, falando sobre uma ferrovia que seria construída com o intuito de transportar café de São Paulo ao porto de Santos e seria patrocinada por meio de uma sociedade com o banco Rothschild. À época o Barão de Mauá, admirado pelo povo por trazer a evolução para o país, tinha mais dinheiro que o próprio império, o que o tornava preocupante para os capitalistas ingleses. Mauá possuía diversas empresas país a dentro, cabeças de gado e um banco próprio.

O conflito

Um incêndio de origem duvidosa nas propriedades de Mauá fez com que ele começasse a se mexer com o intuito de aumentar o volume de capital no caixa, desconfiando de seus “amigos” ingleses. Em uma manobra esperta, resolveu vender grande parte de sua reserva em libras a um preço muito menor que o de mercado, sabendo que após isso os réis brasileiros iriam estar em falta no mercado.

E foi o que aconteceu. O Barão então decidiu vender os réis que havia trocado por libras por um preço que fosse bom o suficiente para reerguê-lo e fez uma fortuna, o que acendeu ainda mais o pavio da bomba que iria explodir entre ele e Rothschild.

Com suas manobras desonestas, o inglês acabou por minar as forças do renomado Barão de Mauá após perceber o perigo que o ousado empreendedor brasileiro oferecia para seu domínio. Saiba mais sobre esta história e assista o trecho para entender como se deu a relação entre os barões.

Compreender as manobras que existem a décadas no mercado financeiro é de grande importância para trazer estabilidade aos seus investimentos. Saber mesclar o empreendedorismo e ousadia junto ao uma vida financeira saudável é imprescindível. Assista, discuta, reflita e empregue os conhecimentos obtidos em seus negócios! Mãos à obra.


Escrito por Larissa Moutinho, jornalista MTB 6805, assessora responsável pela comunicação da TORO Investimentos. Foi editora da Revista ADVFN e jornalista da InvestMais. Pós-graduada em marketing e pós-graduanda em finanças.

Anúncios