Conheça um pouco de Adam Smith, um dos mais importantes estudiosos da história da economia

Adam Smith é um dos mais importantes estudiosos da história da economia, além de um dos principais teóricos do liberalismo econômico. Nascido e formado na escócia, Smith foi um filósofo renomado, pois suas preocupações iam além da economia, sempre em busca de achar a razão para a felicidade das pessoas.

Neste vídeo, a vida e os conceitos que Adam Smith acreditava são abordados de forma simples e didática, como a especialização do trabalho e o desenvolvimento do capitalismo.

Conceitos de Adam Smith

Smith acreditava que a especialização era um importante fator para um bom desenvolvimento da sociedade. Quanto mais especializadas tornassem as forças de trabalho, mais ricas seriam as pessoas na visão do filósofo. Em suas pesquisas, Adam chegou à conclusão de que o trabalho para as pessoas comuns era normalmente tedioso e sem sentido, o que se refletia diretamente na felicidade dos trabalhadores.

Não é da benevolência do açougueiro, do cervejeiro e do padeiro que esperamos o nosso jantar, mas da consideração que eles têm pelos próprios interesses. Apelamos não à humanidade, mas ao amor-próprio, e nunca falamos de nossas necessidades, mas das vantagens que eles podem obter.” ― Adam Smith

Além disso, Smith acreditava que o capitalismo de consumo como conhecemos é o que permitiria às classes menos favorecidas o excedente, pois as classes médias iriam atrás de produtos de luxo em expansão.

Essa sociedade de consumo garantiria também aos mais pobres benefícios como hospitais e assistências diversas, por isso Adam acreditava que o capitalismo fazia mais bem aos pobres do que outras sociedades dedicadas e com ideais elevados.

Sua esperança é que as sociedades pudessem se desenvolver de acordo com necessidades que vão além do capitalismo, como: educação emocional, auto-compreensão, belas cidades, além de uma vida social gratificante. Assim o capitalismo não só poderia satisfazer as necessidades de consumo, mas também garantir a verdadeira realização das pessoas.

O vídeo mostra uma parte da história da economia que é importante para investidores, empresários e empreendedores. Entenda alguns dos conceitos de Adam Smith, reflita e discuta com os colegas sobre a aplicação dessas teorias no contexto atual. Bons negócios!

Anúncios