Com um acúmulo cada vez maior de informação e com o avanço da tecnologia, diversos setores fazem uso das inovações tecnológicas para gerar engajamento com seu público alvo e aperfeiçoar o trabalho.

É o que tem acontecido com o setor de varejo nos últimos anos. Diversas lojas apostam em tecnologias e de mídias interativas – como os tablets, smartphones, realidade aumentada, entre outros – para ampliar o relacionamento com seus clientes e ultrapassar as barreiras entre o espaço físico, virtual e social.

Um novo mundo

A série “Mundo S/A”, da Globo News, mostra diversas novidades que surgem ao redor do mundo e que conectam atitudes empreendedoras. Nesse episódio, o assunto abordado foi sobre investimentos em tecnologia, pauta que já é protagonista em estratégias de grandes corporações. O objetivo: a fidelização de clientes.

A pesquisadora e doutora em tecnologias emergentes, Regiane Romano, explica que os espaços das lojas virarão espaços de relacionamento. Fundadora de uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções tecnológicas aplicadas ao comércio, a pesquisadora é pioneira em criar a primeira loja inteligente da América Latina. Com isso, Regiane conseguiu aumentar o fluxo de pessoas em sua loja e impulsionar as vendas.

As tecnologias também trazem certa independência para os clientes, uma vez que facilitam o acesso aos produtos ofertados por meio da interação (o que também tem ligação com a “Internet das Coisas”, uma revolução tecnológica que objetiva conectar os itens usados do dia a dia à rede mundial de computadores).

vmf-investimentos-em-tecnologia-copia

Essas novas ideias não servem apenas para melhorar a experiência de clientes, mas também para aperfeiçoar o trabalho daqueles que as utilizam. É possível acelerar o processo de compra, facilitar o pagamento e até mesmo eliminar filas de espera, uma vez que esse processo de compra agora é mais dinâmico. Mesmo a retirada dos produtos adquiridos pode ser aperfeiçoada. Basta que o empreendedor ofereça serviços de entrega.

Investimentos em tecnologia podem ser benéficos e promissores. Assista ao vídeo e responda: Em que tipo de tecnologia ou ferramenta você poderia investir para otimizar seu negócio?

Bons investimentos!

Escrito por Larissa Moutinho, jornalista MTB 6805, assessora responsável pela comunicação da TORO Investimentos. Foi editora da Revista ADVFN e jornalista da InvestMais. Pós-graduada em marketing e pós-graduanda em finanças.

Anúncios