Nessa entrevista, transmitido no jornal da TV Cultura, o filósofo e historiador brasileiro, Leandro Karnal, fala sobre a tradição brasileira com a educação financeira e também como a cultura do país deixa a desejar quando o assunto é a gestão do dinheiro.

Karnal acredita que o brasileiro tem uma tradição de buscar o crédito e não o pagamento à vista. Ele também diz que a população tem um otimismo irreal: “Aos sinais de uma ligeira melhora da situação econômica, as pessoas deveriam guardar dinheiro para que, no momento de real melhora da economia, ter de fato o dinheiro”, afirma.

O historiador reforça um ponto chave da educação financeira: garantir uma reserva emergencial para qualquer situação inesperada. “Gastamos o que temos, o que não temos e o que achamos que vamos ter quando vier a primeira parcela do 13º. Cuidado!”, alerta.

O corte de despesas, a cultura de poupar dinheiro e evitar o acúmulo de dívidas são atitudes necessárias para quem busca uma saúde financeira. Assista ao vídeo e bons negócios!

Escrito por Larissa Moutinho, jornalista MTB 6805, assessora responsável pela comunicação da TORO Investimentos. Foi editora da Revista ADVFN e jornalista da InvestMais. Pós-graduada em marketing e pós-graduanda em finanças.

Anúncios