Investir em si mesmo é uma das melhores táticas quando se deseja impulsionar a carreira. Neste vídeo, o coordenador e professor do Curso de Economia da FACAMP, Rodrigo Sabbatini, mostra as principais atividades da carreira de um economista. Dentre as lições abordadas, a versatilidade é apontada como um ponto-chave nessa profissão. Isso porque esse profissional pode atuar em diversas áreas, desde a acadêmica – como professor ou pesquisador – até como consultor em um setor governamental.

Entenda como é possível galgar posições com boa remuneração em diferentes áreas da Economia.

A carreira de economista

Sabbatini explica que um economista pode trabalhar em bancos, empresas de consultoria ou em corretoras de valores (e isso é só o começo do leque de possibilidades).

Nos bancos, o profissional de Economia pode exercer funções dentro da área de análise de informações econômicas, tanto nacionais quanto internacionais. O economista pode também assumir o cargo de tesoureiro e auxiliar na tomada de decisões, indicando os melhores investimentos para o próprio banco. Na área de empréstimos, é possível atuar com a análise de riscos de crédito para grande e pequenos empreendedores. Além desses, um bom economista pode trabalhar nas áreas de corporate e private banking, orientando os clientes mais importantes da instituição financeira.

Já nas empresas de consultoria, o economista pode formular análises e relatórios para empresas de todos os portes, orientando executivos a respeito de questões que envolvam fusões ou aquisições, planejamento tributário, lançamento de novos produtos, dentre outros campos.

Em corretoras, esses profissionais poderão atuar nas atividades de compra e venda de ações e títulos. No meio corporativo, há diversas posições, atividades e funções, em empresas de pequeno, meio e grande porte. O economista pode atuar dentro da gestão financeira, no planejamento estratégico ou em qualquer outra área, desde o departamento de marketing, logística até o RH, com gestão de pessoas.

O prof. Sabbatini comenta também sobre os cargos em empresas e das condições oferecidas dentro de bancos estatais, que oferecem remuneração compatível com o setor privado. São os planos de carreira e a remuneração do setor público que mais tem atraído os profissionais da área atualmente.

Outra opção está no Poder Executivo, onde há cargos de planejamento nos mais variados Ministérios. Além de todas essas possibilidades, também existem possibilidades em cargos dentro de Governos Estaduais e Municipais.

Assista ao vídeo e tenha ideias de como impulsionar ainda mais a sua carreira! Bons investimentos!

Escrito por Larissa Moutinho, jornalista MTB 6805, assessora responsável pela comunicação da TORO Investimentos. Foi editora da Revista ADVFN e jornalista da InvestMais. Pós-graduada em marketing e pós-graduanda em finanças.

Anúncios