Entender o sistema financeiro e suas intricadas reviravoltas pode parecer uma tarefa difícil, mas originalmente os bancos surgiram para facilitar a vida dos comerciantes que frequentavam a região onde hoje fica a Itália.

Nesta rápida animação do canal Kurtzgesagt, In a Nutshell (o bom e velho “Curto e Grosso”, em português), o sistema bancário como o conhecemos hoje tem suas origens esclarecidas e alguns detalhes expostos, como as funções que um banco desempenha na sociedade, a origem do crédito e as causas e consequências das crises financeiras (como a provocada pelas dívidas acumuladas pela especulação imobiliária em 2008 nos EUA).

Outra questão interessante trazida por esse vídeo é a vantagem de controle que as cooperativas de crédito possuem, por basearem-se em modelos de negócios voltados ao valor compartilhado.

Hoje, existem mais de 30 mil bancos no mundo. Essas instituições são responsáveis por um dos principais fatores que garantem o desenvolvimento da sociedade: ao mesmo tempo em que os bancos guardam e protegem o dinheiro das pessoas, também realizam empréstimos e oferecem crédito, o que, por sua vez, gera juros de volta ao banco, em um ciclo que serve como um dos indicadores da atividade econômica de um país.

Problemas também surgem dessa atividade: dar crédito significa assumir riscos e às vezes os bancos acabam aderindo a práticas de retorno rápido, descuidando-se do controle da quantidade de crédito oferecida. Basicamente, foi essa a principal causa da crise de 2008, que ocasionou o fechamento de vários bancos, a demissão em massa de funcionários e que também resultou em medidas de resgate por parte dos governos dos EUA e da União Européia. Tudo para impedir uma reação em cadeia que poderia resultar no fechamento de mais bancos .

Atualmente, há várias alternativas quando o assunto é crédito pessoal, financiamento ou investimentos: iniciativas que derivaram dos bancos, agindo como intermédio entre investidores e instituições financeiras, mas que mantém um propósito em comum: fazer o dinheiro se transformar em mais dinheiro.

OBS.: Legendas em português disponíveis nas opções do vídeo.

Escrito por Larissa Moutinho, jornalista MTB 6805, assessora responsável pela comunicação da TORO Investimentos. Foi editora da Revista ADVFN e jornalista da InvestMais. Pós-graduada em marketing e pós-graduanda em finanças.

Anúncios