É época de declarar o Imposto de Renda (IR), mas você sabe a história por trás deste velho conhecido? Este vídeo feito pela Receita Federal mostra, por meio de uma linguagem infográfica, como e onde começou a existir este imposto, considerado hoje, um dos mais importantes já criados.

O nascimento do Imposto de Renda

Registros históricos apontam para o ano de 1799. Na Inglaterra, surge a ideia de cobrar uma taxa em cima da renda de cada cidadão. O motivo: isso seria uma solução para amenizar as dificuldades financeiras que o país enfrentava devido a guerra contra a França.

Implementado com sucesso, o imposto começou a ser instituído em outros países ao redor do mundo, demostrando ser uma fonte de recursos interessante. Foi assim que a ideia chegou ao Brasil, em 1922.

O ano de 1922 marcou a história financeira do Brasil devido a dois fatos:

  1. Por conta do alto custo, este foi o primeiro ano sem a cunhagem de moedas de ouro;
  2. e no dia 31/12/1922, implementou-se o Imposto Geral Sobre a Renda, que apesar de ter movido grandes discussões, foi aprovado pelo Congresso.

Características do Imposto de Renda

Segundo o historiador Cristóvão da Nóbrega, o IR possui algumas características que o diferencia dos demais impostos:

  • É o imposto que mais arrecada dinheiro
  • Possibilita melhor distribuição de renda
  • Os contribuintes que ganham mais, pagam mais

Assista ao vídeo e integre-se dos detalhes que envolvem o principal imposto do Brasil. Como diz o ditado “Conhecimento é poder”, portanto, reflita sobre as implicações que o Imposto de Renda gera as sociedades do mundo e também sobre sua importância para as finanças para um país. Bons negócios!

Escrito por Larissa Moutinho, jornalista MTB 6805, assessora responsável pela comunicação da TORO Investimentos. Foi editora da Revista ADVFN e jornalista da InvestMais. Pós-graduada em marketing e pós-graduanda em finanças.

Anúncios