Muito comum nos Estados Unidos, a imagem de crianças vendendo refrescos em barraquinhas de limonada é comum em filmes, séries de TV e animações sobre o “estilo de vida americano”. Este vídeo usa o exemplo da venda de limonadas para explicitar alguns conceitos básicos da economia e também estabelece um paralelo dessa atividade com decisões governamentais.

 A limonada e o lucro

A barraca de limonada é um bom exemplo de um primeiro negócio. Com essa experiência, é possível aprender sobre marketingprecificação (e suas possíveis variações) e principalmente, compreender um dos principais conceitos dos negócios: a diferença entre vendas e lucros.

O vídeo demonstra ainda como muitos negócios apresentam uma margem de lucro baixa. Isso acontece porque esse modelo de negócio em questão não contabiliza os gastos com insumostaxas e salários.

O paralelo entre a barraquinha e as decisões governamentais

Quando um governo impõe novas regulações para atividades comerciais, independentemente da intenção, os empreendedores têm que arcar com cada custo adicional, mesmo com lucros baixos.

Os resultados mais comuns a esse padrão são:

  • Redução de funcionários;
  • Queda de qualidade no serviço;
  • ou aumento dos preços.

Por isso é importante entender cada exigência do governo para planejar o impacto de tais mudanças no modelo de negócios praticado. Assista e reflita: Como os impostos podem interferir no ganho de lucros de uma empresa?

Bons negócios!

Escrito por Larissa Moutinho, jornalista MTB 6805, assessora responsável pela comunicação da PHI Investimentos. Foi editora da Revista ADVFN e jornalista da InvestMais. Pós-graduada em marketing e pós-graduanda em finanças.

Anúncios