Uma competição saudável entre empresas não só ajuda a impulsionar o mercado como melhora a qualidade de produtos e serviços oferecidos à população, promovendo também a qualidade de vida e o equilíbrio financeiro

Em diferentes setores da economia – e no mercado em geral –, a competição é um fator importante para aumentar a qualidade de produtos e serviços. Por meio de uma metáfora que utiliza táxis como exemplo, o vídeo desta semana mostra como a competição trabalha a favor das pessoas (e também das empresas).

Uma competição saudável impulsiona o mercado

Os táxis são um meio de transporte utilizado no mundo inteiro, mas mesmo com a necessidade de mercado, há uma certa dificuldade em obter um serviço de qualidade. Atrasos constantes, pouca frota disponível e preços altos eram alguns dos fatores de maior queixa entre as pessoas que utilizavam esse serviço. Isso acontecia porque não havia competição.

Então surgiram empresas como Uber e Lift, que oferecem o mesmo serviço de transporte, mas com melhores preços e com algumas vantagens como descontos e alguns itens de consumo gratuitos (que também podem ser encaradas como “mimos para os passageiros”). Essa competição desafiou o monopólio dos táxis, o que acabou elevando também a qualidade oferecida pelas companhias, trazendo ainda mais benefícios para os consumidores.

Essa é uma das principais importâncias da competição: ajudar a gerar inovação nas empresas, para trazer mais benefícios aos os clientesaumentar o lucro e melhorar a qualidade de vida e a saúde financeira das companhias.

Compreender os benefícios da competição saudável é vital para os investidores, empreendedores e empresários porque pode ser uma ferramenta muito útil para contornar as oscilações do mercado.

Bons negócios!

Escrito por Larissa Moutinho, jornalista MTB 6805, assessora responsável pela comunicação da PHI Investimentos. Foi editora da Revista ADVFN e jornalista da InvestMais. Pós-graduada em marketing e pós-graduanda em finanças.

Anúncios