Em um momento onde a economia e a política estão abaladas, relembrar outros momentos difíceis do Brasil – como o que assolou o país durante a criação do Plano Real – pode ser interessante para oferecer uma espécie de guia para a crise atual.

Pensando nisso, o Vídeos do Mercado Financeiro traz a sugestão o filme Real – O Plano por trás da história, lançado em maio deste ano.

O audacioso Plano Real

Autoexplicativo, o filme tem evidencia os bastidores e principais nomes envolvidos nesta grande mudança: a criação de uma nova unidade monetária, o Real. A nova moeda objetivava combater a instabilidade monetária, o desemprego e também exterminar a hiperinflação consequente da décadas anteriores.

Dirigido por Rodrigo Bittencourt, o filme é baseado no livro 3.000 dias no bunker – Um Plano na Cabeça e um País na Mão, de Guilherme Fiuza. A trama destaca o papel do economista Gustavo Franco, na implementação do Plano Real, junto a outros personagens como o então presidente, Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso, recém nomeado ministro da Fazenda.

Há diversos caminhos que poderiam ser seguidos para corrigir o período de crise atual. Aprender  com o passado pode trazer dicas de como lidar com o futuro.

Bons negócios!

Escrito por Larissa Moutinho, jornalista MTB 6805, assessora responsável pela comunicação da PHI Investimentos. Foi editora da Revista ADVFN e jornalista da InvestMais. Pós-graduada em marketing e pós-graduanda em finanças.

Anúncios