Termos comumente ouvidos dentro do mercado financeiro e também no mundo dos negócios. Para explicá-los, a TV Estadão fez um vídeo abordando as diferenças entre concessãoprivatização e PPP.

Normalmente, questões relativas as privatizações levantam polêmicas. Veja abaixo, alguns esclarecimentos.

  • A privatização é a venda de um órgão ou empresa estatal para a iniciativa privada e, a partir deste momento, detém a posse do mesmo para gerir da forma como melhor lhe convier.
  • Na concessão, a posse permanece com o Estado, mas a execução de um serviço é feita por uma empresa privada e por tempo pré-determinado. Ocorre comumente em rodovias e empresas de energia, onde o governo não precisa arcar com débitos e as empresas lucram com os usuários. É o caso dos pedágios.
  • As PPP – Parceria público-privada – são um tipo de concessão onde o setor privado e o Estado tem uma sociedade. A empresa presta um serviço e o governo, proporcionalmente, paga pelo desempenho do mesmo.

Escrito por Larissa Moutinho, jornalista MTB 6805, assessora responsável pela comunicação da PHI Investimentos. Foi editora da Revista ADVFN e jornalista da InvestMais. Pós-graduada em marketing e pós-graduanda em finanças.

Anúncios