Neste vídeo, Gabriel Baldocchi, editor de economia da Istoé Dinheiro, explica como o cenário internacional tem auxiliado o Brasil a recolocar a “máquina econômica” de volta aos trilhos. Após um período longo de incertezas, a economia global parece caminhar para um cenário de normalização, o que demonstra uma maior sincronia entre os países e os interesses econômicos.

Em foco: os países emergentes

Na prática, países que se encontram na curva de crescimento têm oferecido dois benefícios principais para o Brasil:

  1. Sobre a ótica financeira, a perspectiva de entrar em um cenário de normalização
  2. E com todos os estímulos feitos durante a crise, há dinheiro “sobrando”

Investidores capitalizados e dispostos a assumir riscos fazem países emergentes como o Brasil entrarem em foco. A calmaria nos índices financeiros (bolsa e dólar) apenas reforça essa tendência.

Para Baldocchi, o aumento nos preços de commodities é outro reflexo, pois aponta que há uma demanda maior por produtos em geral. Essa situação traz um melhor desempenho para a balança comercial e as exportações também voltaram a crescer.

Ou seja, a oportunidade para resolver problemas os internos e tornar a economia brasileira mais sólida está ao alcance. Cabe aguardar para verificar se os executivos e governantes aproveitaram o momento da melhor forma.

Escrito por Larissa Moutinho, jornalista MTB 6805, assessora responsável pela comunicação da PHI Investimentos. Foi editora da Revista ADVFN e jornalista da InvestMais. Pós-graduada em marketing e pós-graduanda em finanças.

Anúncios