oscilação do dólar reflete em diversos setores da economia, desde a execução da política monetária ao rendimento de investimentos. Até mesmo viagens (principalmente aquelas que envolvem a visita a países do exterior) são influenciadas por essa conversão monetária.

Como então se calcula a cotação do dólar?

A cotação do dólar comercial não é um valor único. Essa conversão pode ser negociada diretamente entre quem vende e quem compra, o que faz com que cada negociação tenha um valor. O preço pode oscilar devido ao volume de dinheiro movimentado ou até mesmo de acordo com a relação entre o cliente e o profissional responsável pela transação.

Por isso, o dólar turismo é mais caro, devido ao baixo volume de compras (e isso além do IOF, que também é cobrado do turista e acrescenta mais taxas ao preço final).

No Brasil, existe a taxa PTAX, que é uma média entre valores de venda e compra do dia, feita pelo Banco Central, e que pode ser usada como referência nos balanços de empresas e operações de importação e exportação.

Neste vídeo de pouco mais de um minuto, confira o quanto a oscilação do dólar pode influenciar suas operações financeiras.

Bons negócios!

Escrito por Larissa Moutinho, jornalista MTB 6805, assessora responsável pela comunicação da PHI Investimentos. Foi editora da Revista ADVFN e jornalista da InvestMais. Pós-graduada em marketing e pós-graduanda em finanças.

Anúncios