Fundador da JR Diesel conta sua jornada empreendedora e como enfrentou os revezes de sua vida, transformando-se de catador a empresário de sucesso

Geraldo Rufino começou sua jornada empreendedora aos 11 anos, quando morava na favela do Sapé, na zona oeste de São Paulo. Ia todos os dias com o irmão até o aterro sanitário, recolher latas de óleo feitas de aço ou folhas de flandre, para vender em um ferro velho.

Hoje aos 58 anos, é dono de uma empresa pioneira em reciclagem de caminhões no Brasil, a JR Diesel. Aos 15 anos, ele comprou o primeiro carro e, logo depois, trocou para uma Kombi para realizar serviços a uma transportadora. Dez anos depois, ele já tinha dois caminhões.

Em 1985, seus caminhões se envolveram em acidentes e não tinham mais como ser utilizados. Rufino não tinha seguro e a solução que encontrou para não sair completamente no prejuízo foi desmontar os caminhões e revender as peças. Ele vendeu as peças rapidamente e viu uma oportunidade de empreender na área. Em 2013, Rufino faturou mais de R$ 50 milhões.

A história de Rufino se tornou o livro Catador de Sonhos, lançado em 2016. A obra conta todos os revezes que ele passou em sua vida e como ele fez para superar cada um deles. A vida dele é uma jornada fascinante que inspira não só nosso lado empreendedor, mas também a nossa construção como parte da sociedade. Confira um pouco dessa trajetória neste vídeo.

Escrito por Larissa Moutinho, jornalista MTB 6805, assessora responsável pela comunicação da PHI Investimentos. Foi editora da Revista ADVFN e jornalista da InvestMais. Pós-graduada em marketing e pós-graduanda em finanças.

Anúncios