História de Bernie Madoff vira filme estrelado por Robert de Niro

No ano de 2008, o investidor e consultor financeiro Bernard Madoff (conhecido como Bernie Madoff) foi manchete em todo o mundo, ao ser preso por ter praticado um dos maiores esquemas fraudulentos dos Estados Unidos. Baseado no livro de Diana Henriques, “The Wizard of Lies: Bernie Madoff and the Death of Trust”, o filme conta como Madoff se tornou um dos homens mais influentes da Wall Street, arrecadando aproximadamente 65 bilhões de dólares.

O filme retrata como Madoff (Robert de Niro), reconhecido mundialmente como um homem importante de negócios, constrói um império e consegue enganar todas as pessoas que vivem ao seu redor, até mesmo sua família. Embora o filme não aborde a fraude com profundidade, ele consegue mostrar como o episódio foi complicado para todos os envolvidos.

Madoff tinha uma carreira muito respeitada, pois era um dos principais nomes da economia de sua época. O modo como seu império desapareceu foi impactante para todos, provocando uma crise financeira que afetou investimentos em todo o mundo.

A crise também acabou por ruir a família de Madoff. Em 2010, o filho mais velho de Madoff, Mark, suicidou-se, exatamente dois anos depois da descoberta da maior pirâmide da história recente de Wall Street. Em setembro 2014, o caçula da família Andrew, com 48 anos, faleceu após longa luta com câncer. Madoff cumpre 150 anos de prisão.

O filme estreou em março deste ano, e está disponível nos canais HBO, HBO GO e HBO ON.

Escrito por Larissa Moutinho, jornalista MTB 6805, assessora responsável pela comunicação da PHI Investimentos. Foi editora da Revista ADVFN e jornalista da InvestMais. Pós-graduada em marketing e pós-graduanda em finanças.

Anúncios