Vale a pena antecipar o pagamento de dívidas? Onde investir um dinheiro extra e que não estava no planejamento financeiro? Quais são os riscos de tomar essa decisão sem fazer os cálculos? No VMF desta semana, Nathalia Arcuri, jornalista do canal de YouTube Me Poupe, aponta exemplos em que nunca se deve antecipar parcelas e também traz dicas sobre como investir o 13º salário e proteger o orçamento doméstico de despesas “surpresa”.

Um dos exemplos mais importantes citados por Nathalia é o caso de inadimplência. Nesta situação em particular, o melhor é não antecipar as parcelas. Segundo a jornalista, utilizar o 13º salário para quitar completamente essa dívida é a melhor solução. Outra boa possibilidade para esse dinheiro extra é criar uma reserva de emergência: “Utilize o 13º salário para começar a juntar esse montante. Isso ajuda a evitar que qualquer casualidade financeira se torne um problema”, complementa Nathalia Arcuri.

A jornalista alerta que do ponto de vista financeiro, vale mais a pena investir o 13º salário o do que antecipar parcelas pendentes. Porém, há alguns casos particulares onde compensa utilizar esse valor para este fim. Quando os juros de um financiamento são mais altos do que os juros do investimento em que esse valor seria aplicado, por exemplo, é melhor antecipar o pagamento das parcelas.

Assista ao vídeo e veja outros exemplos e formas para utilizar o 13º salário sabiamente.

Bons investimentos!

Escrito por Larissa Moutinho, jornalista MTB 6805, assessora responsável pela comunicação da PHI Investimentos. Foi editora da Revista ADVFN e jornalista da InvestMais. Pós-graduada em marketing e pós-graduanda em finanças.

Anúncios