Em situações de stress, nosso cérebro recebe doses extras de cortisol, um hormônio prejudicial ao pensamento lógico e racional. Em parte, esse é um dos motivos pelo qual é mais difícil tomar decisões durante gerenciamentos de crises ou em situações que peçam soluções rápidas. Neste TED Talks realizado em Londres, o neurocientista Daniel Levitin fala sobre como podemos permanecer calmos e tomar decisões mais assertivas mesmo em situações estressantes.

Nos primeiros minutos do vídeo, o especialista explica sobre a perspectiva em retrospecto, uma ferramenta também conhecida como pre-mortem. É a capacidade de pensar no futuro e analisar possíveis cenários catastróficos, criando sistemas para impedir que essas situações aconteçam ou tentar minimizar os danos caso ocorram.

Utilizando um exemplo na área médica, Levitin mostra como o hábito de criar sistemas para avaliação racional dos fatos pode ser útil em qualquer cenário, seja em uma situação financeira, administrativa ou pessoal.

Assista ao vídeo e pense em como utilizar a perspectiva em retrospecto para selecionar seus próximos investimentos ou mesmo antes de mudar alguma estratégia empreendedora.

Escrito por Larissa Moutinho, jornalista MTB 6805, assessora responsável pela comunicação da PHI Investimentos. Foi editora da Revista ADVFN e jornalista da InvestMais. Pós-graduada em marketing e pós-graduanda em finanças.

Anúncios