Você trabalha para o dinheiro ou o seu dinheiro trabalha para você? Esse é o questionamento feito por Thiago Nigro, do canal O Primo Rico no YouTube. Em uma palestra apresentada no evento TEDx Santos, em 2017, Nigro relembrou um pouco de sua história pessoal e destacou os três piores conselhos que recebeu sobre dinheiro:

  • Invista na poupança porque é mais seguro
  • Compre o seu próprio imóvel porque é mais seguro
  • Tenha o seu próprio carro porque ele é seu e você fica mais seguro

São frases que soam familiares, por serem repetidas inúmeras vezes por nossos pais e avós. Contudo, são ideias equivocadas considerando o contexto e o cenário econômico atual.

Para a geração anterior, o conceito de educação financeira não era algo presente. Naquele contexto econômico, prevalecia o medo e o pensamento a curto prazo. Planejar-se financeiramente a longo prazo, com olhos voltados para o futuro, não fazia muito sentido.

Contudo, o cenário atual é diferente. A poupança, que já chegou a render 1000%, hoje não é tão atrativa e a inflação é tão alta quanto o rendimento anual, o que torna impossível enriquecer investindo apenas na poupança.

O investimento imobiliário, que também já foi muito rentável, hoje chega a ter rendimento negativo. Investir em uma casa própria não gera liquidez. O dinheiro utilizado na compra do imóvel pode render muito mais se for aplicado.

Assista ao vídeo para conhecer um pouco mais sobre a história de Thiago Nigro e entenda como uma boa educação financeira é essencial para ter um futuro de estabilidade e sucesso.

Escrito por Larissa Moutinho, jornalista MTB 6805, assessora responsável pela comunicação da PHI Investimentos. Foi editora da Revista ADVFN e jornalista da InvestMais. Pós-graduada em marketing e pós-graduanda em finanças.

Anúncios