Estudos mostram que a linguagem corporal está diretamente ligada a forma como somos vistos pela sociedade e isso inclui também a maneira como tomamos decisões

Conhecer os significados da linguagem corporal pode ser uma ferramenta poderosa em diversas situações: um olhar pode significar contemplação, enquanto um sorriso ou um aperto de mão pode significar a aceitação de uma proposta, por exemplo. A postura corporal é uma forma de linguagem e portanto, comunica e interage. Durante sua apresentação no TED Talks, a psicóloga social Amy Cuddy explica que sempre estamos atentos a linguagem corporal, ainda mais quando observamos outras pessoas.

A especialista argumenta sobre a importância de se adquirir uma postura de poder na vida e explica que esse posicionamento vai além de uma postura corporal. Segundo estudos apontados por Cuddy, a postura de poder inspira confiança mesmo em casos em que a pessoa não está tão certa do que diz ou faz. Porém, aprender a manter essa postura pode aumentar as chances de sucesso em uma reunião de negócios, por exemplo.

A linguagem corporal nos negócios

Uma pessoa sentada em um canto de uma sala, com as pernas cruzadas e dedos entrelaçados, será mais resistente a aceitar propostas do que outra que estiver em uma postura mais confortável, com o torso relaxado sem braços ou dedos cruzados.

É possível observar diversos outros exemplos no dia a dia, seja em um ambiente corporativo, escolar ou mesmo doméstico.

Estar atento a linguagem corporal daqueles que nos cercam e em nossa própria postura pode oferecer recursos para obter melhores resultados nas rotinas profissional e pessoal.

Assista ao vídeo e faça o exercício proposto por Cuddy: Como está o seu corpo agora? Será que seu cliente aceitaria sua proposta se a apresentasse com essa postura? Como sua postura influencia em suas ações e na tomada de decisões?

Escrito por Larissa Moutinho, jornalista MTB 6805, assessora responsável pela comunicação da PHI Investimentos. Foi editora da Revista ADVFN e jornalista da InvestMais. Pós-graduada em marketing e pós-graduanda em finanças.

Anúncios