Muito tem se falado nos últimos anos sobre a Bitcoin, a primeira criptomoeda em circulação no mundo. O documentário Banco ou Bitcoin, dirigido por Christopher Cannucciari, explora os princípios políticos por trás da criação da moeda. A produção mostra as características que fizeram s Bitcoin despertar o interesse de empresários e investidores, e também as dificuldades e escândalos envolta da criptomoeda. Disponível na Netflix, o filme conta com entrevistas feitas com alguns dos principais agentes envolvidos em seu desenvolvimento e expansão.

Criada em janeiro de 2009 pelo programador anônimo Satoshi Nakamoto — cuja identidade é até hoje debatida —, a Bitcoin foi concebida em meio à grande crise econômica de 2008 (que gerou consequências desastrosas no mercado mundial). A crise colocou em cheque a credibilidade dos grandes bancos e banqueiros dos Estados Unidos e do mundo.

Os princípios da Bitcoin

Uma moeda digital eliminaria a necessidade de um intermediário — como um banco ou outra instituição financeira —, possibilitando a transferência de quantias de dinheiro diretamente de pessoa para pessoa (o chamado P2P, ou peer-to-peer). As transações seriam fáceis, seguras e anônimas. Isso seria possível graças a um sistema de encriptação e uma rede de computadores sem um servidor central — a chamada blockchain.

Para os idealizadores, a Bitcoin seria também uma maneira de trazer mais pessoas ao sistema financeiro. Atualmente, mais de 2 bilhões de pessoas no mundo não possuem uma conta bancária, seja por dificuldade de acesso ou por falta de confiança nas instituições. A moeda digital também não reconhece fronteiras, facilitando e reduzindo os custos do envio de de remessas de dinheiro entre países.

Assista ao documentário e conheça mais sobre os ideais e os personagens por trás da primeira criptomoeda do mundo.

Escrito por Larissa Moutinho, jornalista MTB 6805, assessora responsável pela comunicação da PHI Investimentos. Foi editora da Revista ADVFN e jornalista da InvestMais. Pós-graduada em marketing e pós-graduanda em finanças.

Anúncios