Você já imaginou como algumas pequenas mudanças em sua carteira podem transformar sua relação com o dinheiro e gerar uma boa economia no fim do mês?

No vídeo “Lifehacks for your wallet” (traduzido para “Truques para gastar menos”), produzido pela revista Forbes para seu canal no YouTube, a redatora Maggie McGrath apresenta algumas medidas simples e que podem fazer a diferença no seu orçamento.

1- Pague com dinheiro vivo

Com a praticidade dos cartões na rotina diária, o hábito de pagar as compras com dinheiro foi se perdendo. Por consequência: atualmente gasta-se mais no crédito do que no débito; e as pessoas estão mais propensas a gastar no cartão de débito do que em dinheiro vivo.

Contudo, pagar com dinheiro vivo pode aumentar a consciência sobre os próprios gastos, já que o cérebro recebe a imagem visual do dinheiro saindo da carteira.

2- Peça notas novas

De acordo com o vídeo, pessoas tendem a usar mais as notas envelhecidas e com má aparência do que as que estiverem mais novas. O aspecto das notas velhas dá ao cérebro a impressão de serem descartáveis. Em contrapartida, uma nota com boa aparência tem mais chances de permanecer mais tempo dentro da carteira.

Para ter notas novas na carteira, a dica é evitar caixas eletrônicos e usar o atendente físico na hora em que sacar dinheiro em agências bancárias.

3- Prefira carregar notas de maior valor

Nosso cérebro também tem uma maior facilidade em gastar notas de pequeno valor (como as de 2, 5 e 10 reais) do que as de maior valor. Psicologicamente, notas pequenas são associadas à ideia de “trocados”, e, portanto, tornam os gastos mais fáceis de serem justificados.

Assista ao vídeo e descubra como algumas mudanças simples na rotina podem fazer uma grande diferença no seu bolso.

Escrito por Larissa Moutinho, jornalista MTB 6805, assessora responsável pela comunicação da PHI Investimentos. Foi editora da Revista ADVFN e jornalista da InvestMais. Pós-graduada em marketing e pós-graduanda em finanças.

Anúncios